Maquilhagem



A maquilhagem já vem dos antepassados, em que os históricos há mais de 6.000 anos nos dizem que as mulheres e os homens usam cosméticos.

Foram os  chineses que começaram a usar a maquilhagem e os egípcios desenvolveram essa arte.
Os italianos transformaram o banho e os tratamentos de beleza em rituais religiosos.
Os gregos lançaram a moda da pele branca, em que aplicavam chumbo branco, que durante séculos estragou a pele da cara das mulheres.

Enfim, hoje em dia, o desejo de nos maquilharmos vai sempre crescendo e vivemos num mundo em que temos de estar em constante actualização e evolução.

A maquilhagem deve ser um prazer, deve ajudá-la a parecer e a sentir-se melhor.
Tem essencialmente 2 funções:

  1. Transformar;
  2. Proteger o rosto (essencialmente).
Deve, no entanto aplicar-se numa pele sã devidamente limpa e hidratada.
Primeiro de tudo, há que ter em conta as regras básicas para que obtenha um bom trabalho:
  • Evitar as maquilhagens sofisticadas durante o dia;
  • O tipo de maquilhagem de manhã não deverá ser igual para a noite;
  • Será diferente no Verão (mais leve) ou no Inverno;
  • Ter em conta a nossa personalidade, adaptando-a ao nosso género e modo de ser;
  • Não esquecer o pescoço que faz linhas de transição com o rosto.
Pincéis


Para se obter uma boa maquilhagem, não é necessário ter à nossa disposição todos os pincéis possíveis e imaginários, no entanto ao escolhermos os pincéis correctamente, obtemos óptimos resultados.
Devemos ter em conta que um pincel demasiado suave, não deposita a cor correctamente, e demasiado rijo, irrita a pele. Por este motivo, devem ser de boa qualidade.

Nas imagens abaixo, podemos ver alguns dos pincéis e as suas utilizações:

 Pincel para blush, pó compacto ou pó solto.

 Pincel para esfumar, misturar, polir e finalizar a maquilhagem dos olhos.

 Pincel de sombra para depositar a sombra

 Pincel de base líquida


 Pincel de corrector e/ou lábios


 Pincel de lábios


Pincel para definir as sobrancelhas e delinear os olhos

 Pincel usado para "varrer" o pó solto que depositamos por debaixo do olho para que as sombras caiam lá, e não no rosto

  
Desenhado para trabalhar duplamente. De um lado, contêm um pente rijo, para pentearmos a sobrancelha e para a apararmos, se necessário. Também podemos utilizar o grupião para esse efeito(imagem à direita). Também pode servir como pente de pestanas, se o rímel ficar pastoso. Aí, passamos o pente junto da linha das pestanas e puxamos para cima. Do outro, uma escova para retirar o excesso de base e pó que se deposita na sobrancelha. 

De uma maneira geral, temos aqui os pincéis que mais se usam. Claro que cada marca tem o seu modelo e vários que fazem o mesmo efeito. É só começar a experimentar e adaptarmo-nos.

Para conseguir um efeito brilhante, temos outros acessórios que podemos utilizar:

Revirador de pestanas. É fantástico para quem tem pestanas pequenas e com pouca curvatura.

Bases


Ao pensarmos na maquilhagem , pensamos primeiramente na base. Sejamos sinceras, uma maquilhagem fica totalmente diferente com base e sem base, não é verdade?
Pois nos dias que correm, a oferta é tanta, que já nem sabemos o que usar. Aqui vão algumas dicas para a escolha da base e suas funções.

Primeiro, é de ressalvar que as bases não estragam a pele. De ínicio, acredito que sim, mas hoje em dia, dispomos de produtos de elevada qualidade, com bases com protector solar, anti-rugas, etc.

A base protege a cútis (pele) doa agentes externos como o frio, o calor e a poluição. Também, evita a perda de água da pele, contribuindo para a sua hidratação.
Quando bem aplicada, pode fazer com que qualquer pele pareça mais saudável e perfeita. O objectivo é deixar a pele com um ar tão natural quanto possível (o que por vezes, o que vemos na rua é o contrário :))

Bases em stick

Podem ser aplicadas com as pontas dos dedos ou com a esponja e dão cobertura total ou média.
As bases compactas combinam pó facial e base. Podem ser usadas por quem tem pouco tempo, pois aplicam-se com bastante rapidez.

Bases cremosas


 
As bases cremosas com emolientes são ideais para peles maduras e secas porque aumentam o teor de humidade na pele e de antioxidantes para proteger das agressões do meio ambiente.

Bases líquidas
Dão uma boa cobertura e surgem em diferentes acabamentos. Os hidratantes com cor e as bases em mousse dão uma cobertura mínima e são ideais para peles jovens.

As peles oleosa, preferem fórmulas não oleosas e enriquecidas com absorventes de óleo, de modo a evitar o brilho.
As peles normais, podem usar todos os tipos de base.
Em tempos quentes e húmidos, as bases não oleosas são ideias para todas as peles.

Como encontrar a base perfeita para o meu tom de pele?

Ao contrário do que se costuma ouvir, a base não se testa na mão, mas sim da linha do queixo. A base deve fundir-se com o tom de pele do pescoço e não com o da face. Se não encontrar a cor certa para si, pode sempre misturar vários tons de base.
A base deve ser sempre muito bem trabalhada, sem pressas, fazendo o contorno do rosto e dirigindo-se para o centro. Aplique também nos lábios e pálpebras.

Maquilhagem de correcção


Os correctores, podem ser usados para disfarçar telangiectasias (mini-derrames), círculos escuros, borbulhas, manchas e para uniformizar o tom de pele.

Para os problemas de pele azulada, olheiras e locais mais escuros, deve-se escolher um corrector com um meio-tom amarelado que seja um a dois tons mais claro do que a própria pele.
Para as borbulhas, derrames ou uniformizar o tom de pele, deve-se escolher um meio-tom amarelado próximo da cor da nossa pele.
Os correctores verdes, são óptimos para quem tem couperose (maçãs do rosto ligeiramente rosadas com frequência), rosácea (vermelhidão na pele) e locais avermelhados.
Podem ser aplicados com os dedos ou com um pincel, dependendo se for líquido, ou compacto.


Depois de colocar a base, acabe com o pó (solto ou compacto). Torna a pele mais suave ao toque, unifromizada, seca a base e fixa a maquilhagem. Também deve ser bem trabalhado e não apenas depositado. Nunca se deve escolher um pó mais claro que o da base, correndo o risco da pele ficar muito esbranquiçada e sem vida. Um tom muito escuro também não é o ideal, pois daria um efeito artificial à pele. Não é obrigatório usar em todo o rosto, mas principalmente nas zonas de brilho - testa, nariz e queixo.


Sombras



As sombras são indispensáveis para uma boa maquilhagem. Sem elas, não conseguimos dar o efeito que queremos ao olhar, sendo elas em pó ou em creme. Os nossos olhos são as feições mais características, mas também as mais sensíveis. São eles que reagem ao pó, à atmosfera carregada de fumo, à falta de sono, ao cansaço, à luz forte, etc.
Por isso, convêm protegê-los do pó e da luz forte usando óculos escuros ,mas também muito importante hidratar muito bem a sua pele delicada e fazer todos os dias uma limpeza minuciosa para retirar os restos de maquilhagem, mas também poeiras e células mortas.

Escolher sombras em pó ou em creme?


As sombras meio em creme, meio em pó são fáceis de aplicar, já que podem ser aplicadas num só gesto, mas a desvantagem é que com o passar do tempo vão desaparecendo ficando depositadas na pálpebra.

As sombras em pó, tendem a manter-se ao longo das horas, mas requerem maior precisão na aplicação.
As peles envelhecidas beneficiam com as sombras em pó.

Cores


Tons escuros - Afundam e encovam os traços. Faz um olho mais pequeno.
Tons claros - Fazem sobressair o olho, tornando-os maiores. Também podem ser utilizados como iluminadores no canto interno do olho, ou por baixo dos pêlos da sobrancelha para dar luminosidade.
Tons brilhantes - Dão um efeito fantástico, mas há que ter cuidado, pois dão um grande foco aos olhos, sendo por isso mais utilizadas em festas ou à noite.

Será que devemos usar a sombra da cor dos olhos?


Não necessariamente, mas o resultado será muito melhor se usarmos cores que acentuem a cor da íris.

Olhos azuis
dicas-de-maquiagem-para-os-olhos



Nos olhos azuis deve-se evitar usar a cor azul correndo o risco de ele ficar cinzento, no entanto podemos usar se for esse o efeito desejado ou se for bem trabalhado e misturado com outros tons.
Podemos usar - castanhos, dourados, negros, roxos, verdes, rosas.


Olhos verdes





Podemos usar - Cores caqui (beje escuro), castanhas com meios-tons amarelos, dourado, cinzentos.

Olhos castanhos
Olhos Maquiagem para olhos castanhos

Podemos usar - Quase todas as cores, castanhos, carvão, mogno, azuis, roxos, dourados, cobres, lilás.


Olhos verdes acinzentados




Podemos usar - Carvão, preto, rosas, lilás.

Olhos castanhos esverdeados




Podemos usar - Dourado, castanho, cobre, verde, cinzento, preto.

Nota - As pessoas que usam óculos, para a miopia, por exemplo, os óculos têm a tendência para aumentar o olho, logo devemos usar neutros ou naturais e ter em conta a cor do olho.
Se por outro lado, o problema for a presbiopia, as lentes vão tornar o olho mais pequeno, logo, usamos sombras que lhes dão intensidade. Deve-se evitar o eyeliner na linha superior das pestanas.

Blush





Quando colocado na porção correcta e no local certo, pode fazer toda a diferença num rosto. O blush em creme ou em gel funde-se literalmente com a pele, é mais fácil de aplicar, mas as fórmulas em pó aplicam-se com mais rapidez. Deve escolher-se um blush com um ou dois tons mais escuro do que a pele.

O blush aplica-se sempre no final da maquilhagem! Em movimentos circulares dá um efeito de faces rosadas. Para percebermos melhor como aplicar um blush, aqui vai uma breve explicação de cada um dos rostos.

Rosto Oval

 Chamado "rosto perfeito", por combinar bem com qualquer tipo de maquilhagem se ser necessário muitas correcções.
Blush só nas maçãs do rosto, com movimentos circulares.

Rosto Redondo


 Corrigir o rosto sempre de forma a que se pareça o mais possível com um rosto oval, como por exemplo, escurecer ligeiramente os maxilares e a parte inferior das maçãs do rosto.
Blush nas maçãs do rosto salientes na diagonal para cima.

Rosto Quadrado


 Corrigir com tons mais escuros desde a testa, até ao maxilar inferior.
Blush mais concentrado nas maçãs do rosto.

Rosto Coração (triângulo invertido)


 Blush nas laterais e abaixo das maçãs do rosto.

Notas:

  • Nunca aplique demasiado blush. Lembre-se: é mais fácil colocar do que retirar, por isso vá com calma e aplique aos poucos.
  • Blush em pó é mais indicado para rosto com um elevado grau de oleosidade, por acaba por camuflar o brilho e é mais fácil de colocar.
  • Aplique o blush em movimentos suaves e leves. Coloque carinho no seu pincel e o resulatdo final será fantástico.
Tons de pele

Pele negra: Tons avermelhados, sombras douradas, acobreadas, bronze e prata, cereja, terracota. Cores mais fechadas, como o azul marinho, verde escuro e petróleo. Batôn: Tons de vinho, ameixa ou uva.

Pele branca: Opte pelas cores frias , especialmente as de tonalidades marrom acinzentado, cinza, esverdeado e rosa claro, tons de vinho e café. Batôn: Pêssego, vinho, ameixa, rosa.

Pele morena: Sombras douradas, laranjas, acobreado, marron.Batôn: Rosa, vermelho, pêssego.

Loiras de pele clara: Tons rosados (rosa ou pêssego).

Orientais: Tons de rosa queimado, rosa antigo ou ameixa, verde, azul, preto. Batôn: 
pêssego ou rosa antigo.

Pele oliva/bronzeada/morena: Marrons rosados, sombras escuras e tonalidades vinho, beringela, preto. Batôn: Rosa antigo e rosas em geral.


Pele morena escura: Tons de vinho e café. Batôn: Cor de uva, castanhos avermelhados, castanho claro.

Sem comentários:

Enviar um comentário