Doenças das unhas

Neste capítulo, irei abordar essencialmente as doenças mais comuns associadas às nossas unhas, para que fiquem informadas do que pode surgir.

Primeiramente, temos de ter em atenção que as alterações ou malformações das unhas podem ser congénitas, não sendo por isso consideradas doença. Surgem desde a nascença da unha, ou podem ser adquiridas por algum traumatismo (corte ou choque), infecção (fungos) , manipulação de produtos químicos, etc.



Patologia
Imagem
Descrição
Onicólise

 
Deslocamento da unha desde o canto, ficando presa só pela raiz. A unha levantada torna-se esbranquiçada.
Paroníquia
 
Inflamação dos tecidos periungueais, deslocamento da cutícula, abertuda de fenda que infectou mais tarde, em redor da unha.
Unhas encravadas
É uma infecção frequente, arrastada, dolorosa e incomodativa da unha do dedo grande do pé. A unha enterra-se na pele e inflama.
Onicomicose
Infecção por fungos nas unhas.
Onicogrifose ou “unhas em garra”
Malformação congénita que pode ser causado por traumatismos, parasitas ou micoses.
Paquioníquia ou “unhas espessas”
Espessamento da unha que pode ter origem em infecções micóticas ou psoríase.
Onicofagia
Hábito de roer as unhas. Com este hábito, podem surgir inflamações ou infecções.
Leuconíquia
A unha apresenta pequenas manchas brancas, que estão relacionadas com traumatismos da matriz ungueal, que muitas vezes pode ser causada por pequenos traumas, como a remoção das cutículas, intoxicações, infecções ou doenças gerais (anemias, cirrose hepática, etc)
Leuconíquia total
Toda a unha se encontra branca (malformação congénita). Pode ser por falta de zinco no sangue.
Estrias
Surgem devido à falta de vitamina A, que produz alterações nas unhas, provocando estrias.


Consistência das unhas

  • Unhas moles - São muito finas. Deve-se aplicar um endurecedor com proteínas. Pode ter a ver com problemas da tiróide (mau funcionamento das glândulas endócrinas).
  • Unhas secas - Ao menor toque, partem. Tem um tom amarelado. Indicam hipertiroidismo (produção exagerada das glândulas endócrinas) acompanhado de secura da pele e mucosas.
  • Unhas estriadas ou lascadas - São sintomas de anemia e de desequilíbrios alimentares. Não se deve usar vernizes pelo menos um mês e aconselha-se a fazer uma alimentação equilibrada, rica em ferro.
  • Unhas amareladas - Muito frequente nos fumadores. A extremidade das unhas dos dedos indicador e médio apresenta-se amarelada. Também surge nas mulheres sujeitas a uma mastectomia mamária.
  • Unha acelerada - As unhas crescem cerca de 3 a 4 milímetros por mês. No caso dos doentes de Parkinson, as unhas podem crescer muito rapidamente.
  • Unhas frágeis ou quebradiças - Indicam certos tipos de carência de vitaminas, falta de proteínas pequenos traumatismos (removedor de verniz de baixa qualidade).
Similogia da unha

  • Picotado ungueal - A unha aparece como se fosse picotada por um pequeno alfinete. Pode ser originado por falta de vitamina E.
  • Estratificação transversal - Aparecem "riscas" no sentido horizontal da unha.
  • Estratificação longitudinal - "Riscas" no sentido vertical da unha aparecem desde a matriz e pode ser provocado por algum traumatismo.
  • Coiloníquia - Depressão no centro da unha e fica com o aspecto de uma colher.

Coiloníquia












  • Hipocratismo - A unha aparece com uma convexidade exagerada e enterra na carne, não contendo margem livre. É em geral o resultado de um exagero da circulação local.

Hipocratismo














Espero que tenha sido esclarecedor. Qualquer dúvida ou informação, não hesitem! :)
duvidasestetica@hotmail.com


5 comentários:

  1. Nossa, muito boa sua matéria! Muito obrigada, me ajudou bastante!

    ResponderEliminar
  2. Boa noite
    Isso sim é uma matéria bem feita, esclarecedora.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. As suas informações,são muito importantes!
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Acho que tô com começo da paroníquea.. 😢 Coloco unhas postiças a muito tempo e está começando a ficar meio que vermelhos e inchados os locais..

    ResponderEliminar